Mulheres decidem mais sobre a compra do apartamento do que os homens
Elas têm conquistado cada vez mais
espaço e detêm o poder de decidir pela compra do imóvel. 34% preferem tomar a
decisão sozinhas
“Lá em casa a última palavra é sempre a minha”, dizem alguns maridos que
logo completam: “Sim senhora”. A frase, apesar de sempre ser dita em tom de
brincadeira, tem sim seu fundo de verdade. Elas mandam em casa, e muito. De
acordo com pesquisa do Storia Imóveis de 2018, 67% do público que busca imóveis
é composto por mulheres. Influenciadas por desejos, necessidades e medos, elas
são as principais responsáveis pelas decisões sobre o local onde morar.
Ainda segundo a pesquisa, 42% das mulheres tomam a decisão sobre o
imóvel onde residir em conjunto com o cônjuge, 34% preferem escolher sozinhas e
24% escolhem em conjunto com os demais membros da família. Vivendo o dia a dia
das vendas, a gerente comercial Roberta Lisliê Cardoso ratifica os dados da
pesquisa. “A maioria absoluta das decisões são tomadas por mulheres. Nenhum
cliente fecha o negócio sem antes ouvir a opinião da parceira”, diz.
Ela acredita que o espaço que as mulheres conquistaram no mercado de
trabalho nas últimas décadas é responsável para que elas definam e influenciem
cada vez mais nos caminhos da família. “As mulheres estão cada vez mais
independentes e definem onde querem morar. Elas estão cada vez mais empoderadas
e os detalhes fazem a diferença para a mulher, como a distância do local de
trabalho, o acabamento e outros pontos que nem sempre são notados pelos
homens”, explica a gerente.
Prioridades
Os apartamentos são os espaços mais procurados pelas mulheres, que
priorizam principalmente segurança, transporte e proximidade com o trabalho,
quando o assunto é a escolha da moradia. “Essa percepção de que o público
feminino decide no momento da compra impacta diretamente na forma de abordar os
potenciais clientes”, esclarece Roberta.
O corretor de imóveis Rafael Maciel, por exemplo, faz divulgações sobre
os empreendimentos com os quais trabalha no Facebook, e admite que dá uma
atenção especial ao público feminino. “A mulher é quem definitivamente decide
onde vai morar. Inclusive, ela que começa a procurar, pois geralmente a mulher
toma a decisão por não aguentar mais morar de aluguel ou de favor e acaba
buscando realizar o sonho da casa própria”, diz.
Rafael ainda ressalta que todas as vendas feitas por ele para casais em
2018 foram baseadas em decisões das mulheres. “Eu vendi 18 unidades em 12 meses
e em todas foram por iniciativas do público feminino. As únicas vezes que vendi
para homens, eram solteiros”, conta.
Apesar de a decisão da compra, na maioria das vezes, ser da mulher, a aquisição é do casal e o homem não é excluído do processo. O imóvel ideal é aquele que atende às necessidades e se encaixa nas condições da família. A compra do apartamento é um marco na vida de qualquer pessoa e o diálogo ainda é o melhor caminho durante o planejamento e a decisão da compra.
Da Comunicação Sem Fronteiras, por Luiz Fernando