Caixa reduz juro do financiamento imobiliário e permite pagamentos parciais
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou no dia 14 de outubro, novas medidas para o crédito imobiliário, como redução de juros do financiamento da casa própria e, para quem já tem empréstimo contratado, a opção de pagar apenas uma parte da prestação por até seis meses. A Caixa anunciou que não vai renovar a pausa no financiamento. A medida, concedida em março, no início da pandemia, foi renovada três vezes. A última renovação foi no fim de julho, válida por dois meses. Com isso, o cliente teve a possibilidade de ficar sem pagar as parcelas por 180 dias. Esses valores serão diluídos ao longo do restante do financiamento.
Guimarães falou que o banco substituiu a pausa pelo programa de pagamentos parciais. Os clientes poderão pagar 50% da mensalidade por três meses, ou de 50% a 75% do valor mensal por até seis meses, dependendo do perfil do cliente. Não significa que os clientes terão desconto. Os valores não pagos agora deverão ser quitados depois, ao longo do tempo restante de contrato.
Redução dos juros
As taxas de crédito para pessoas físicas no financiamento na modalidade SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) caíram até 0,5 ponto percentual. Com isso, a taxa de juros mais baixa caiu de 6,5% + TR (Taxa Referencial, hoje zerada) para 6,25% + TR, e o teto passou de 8,5% + TR para 8% + TR.
As novas taxas começaram a valer em 22 de outubro, apenas para novos financiamentos.
Fonte: https://economhttps://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/10/14/caixa-substitui-pausa-no-financiamento-imobiliario-por-desconto-de-ate-50.htmia.uol.