Bom senso é palavra-chave para curtir o Carnaval
Assessor jurídico destaca que conhecer regimento interno do condomínio e diálogo são alternativas para solucionar o conflito de interesses entre quem gosta e quem não curte uma festa no condomínio durante o feriado nacional
Em um condomínio sempre haverá dois tipos de grupos. Um se refere àqueles que gostam de festas e sempre estão se reunindo com os amigos para compartilhar bons momentos. Já o outro é daqueles que preferem a tranquilidade de casa para recarregar energias após dias cheios de trabalho ou estudos. Apesar das nítidas diferenças, os dois grupos devem conviver em harmonia para garantir a paz e a tranquilidade entre os vizinhos.
Em tempos de Carnaval, o bom senso é uma das palavras-chave para todos os lados envolvidos. De acordo com o assessor jurídico do Sindicato dos Condomínios e Imobiliárias de Goiás (Secovi), Leonardo Avelino, o ideal é que todos os moradores conheçam o regimento interno para a utilização dos espaços comuns. “As divergências sempre existirão para quem vive em um condomínio. Um dos caminhos para minimizar esses efeitos é justamente criando regras por meio do regimento”, destaca o assessor jurídico.
Outro caminho que também pode render bons resultados é envolver todo o condomínio e preparar uma boa festa de Carnaval com a participação da maioria dos moradores, o que pode promover ainda mais a integração entre os vizinhos. Para isso, é interessante fazer uma assembleia prévia para que sejam alinhados detalhes que não foram inseridos antes no regimento interno do condomínio. “Esse tipo de encontro para alinhar as informações sempre rende bons resultados porque todos passam a saber quais os limites da festa. Porém, o mais importante é que essa assembleia respeite o que já está exposto no regimento interno”, explica Leonardo Avelino.
Caso o regimento interno não seja seguido ou os moradores sejam perturbados por conta da comemoração do Carnaval, é importante manter a calma para não gerar conflitos e tensões. “O ideal é que ambos usem o bom senso. Quem se sentir incomodado pode resolver o problema por meio do diálogo, com um contato mais amistoso. Por sua vez, quem está promovendo a festa deve se atentar ao que já foi estabelecido em regimento e em assembleias, seja para encontros promovidos em área comum ou privada”, destaca o assessor jurídico.
Diversão na medida
Para que o Carnaval no condomínio seja tranquilo para todos os moradores e também para os visitantes, separamos ainda algumas dicas de boa convivência. No demais, seja na folia ou no descanso do seu lar, o que vale é aproveitar! Confira:
Barulho
É imprescindível respeitar o horário de silêncio estabelecido pelo condomínio e não exagerar no volume do som, mesmo nos horários admitidos pelo regimento. Bom senso nunca é demais!
Elevador
Ao usar o elevador, espere as pessoas saírem antes de você entrar. Não “segure” o elevador, pois outra pessoa poderá estar precisando utilizá-lo e, por isso, estará impedida. Não se deve entrar molhado no elevador, por isso, ao usar a piscina, carregue uma toalha e se seque antes de usar o elevador.
Piscina, churrasqueira e salão de festas
Respeite, sempre, os horários de uso estipulados para esses espaços. Na piscina, não use protetores ou bronzeadores solares, cremes de cabelo etc., apenas liberados do lado de fora. Preste atenção nas regras do condomínio sobre o som permitido nesses locais.
Limpeza
Ao terminar de usar os ambientes, faça uma pequena limpeza, retirando excesso de lixo e, claro, restos de comida e bebida, além de possíveis enfeites e apetrechos utilizados. É de bom tom!
Com informações do Portal Viva o Condomínio