Verde democrático
Com área total de quase 103 mil metros quadrados, o parque é resultado da parceria entre a Prefeitura de Goiânia e as empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo. As empresas ficarão responsáveis pelos insumos e pela elaboração do projeto. A execução da obra ficará a cargo da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). A previsão é que seja concluída em dez meses úteis após o início das obras.
A parceria com a iniciativa privada surgiu em razão do complexo residencial que o grupo empreendedor está desenvolvendo, o complexo residencial Eldorado Parque, que abrangerá 25 residenciais. O projeto foi uma sugestão do Ministério Público, prontamente acatado pelos empreendedores e pela Amma.
Projeto do futuro parque a ser implantado pela Prefeitura de Goiânia.
”Antes de desenvolvermos o projeto no bairro, o MP já havia entrado com uma ação civil pública contra a Prefeitura visando a preservação da área verde. Ao começarmos a empreender nosso projeto na região, avaliamos juntamente com a Amma que a implantação do parque seria mais eficiente porque, além de resolver a questão da ação civil pública movida pelo MP contra a prefeitura, além de simplesmente recompor o verde, vamos criar um espaço de interação com a comunidade. A população, ao contar com esta benfeitoria, será a verdadeira guardiã do lugar”, disse o empresário Paulo Roberto da Costa, representante do grupo empreendedor.
Ao contrário de parques tradicionais, implantados em bairros nobres, o Parque Sebastião Júlio Aguiar será implantado em uma região em desenvolvimento, no entorno de um empreendimento voltado à classe econômica. “Isso é muito positivo, pois dá acesso ao público que mais usufrui do equipamento porque tem menos oportunidade de lazer”, complementa o empresário.
Para favorecer o cuidado com o futuro equipamento público, as incorporadoras irão criar uma associação dos amigos do parque para que a vizinhança se envolva na fiscalização cotidiana. “Vamos repetir este mecanismo que já tem dado certo em outras regiões. Ele estrutura e estimula este envolvimento, que surge naturalmente na medida em que as pessoas entendem o benefício que o equipamento lhes proporciona”, disse.
O projeto
O Parque Sebastião Júlio Aguiar terá área correspondente a um total de 102.914,13m² e área de lazer ativo de 32.243,02 m². “Ao todo, foram 1 ano e 8 meses dedicados à elaboração do projeto, que contou com a participação da Amma, do Programa Urbanístico Ambiental Macambira Anicuns (Puama), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semdus) e do Ministério Público”, informa Fernando Pinho. A população conheceu o projeto através de uma audiência pública realizada no auditório da Amma dia 13 de maio de 2015, que contou com 150 pessoas, entre vereadores, moradores, professores e empresários da região.
Pista de caminhada, ciclovia, lago ornamental, estações de ginástica, parques infantis, estacionamento, iluminação em LED, acessibilidade e recomposição florística serão contemplados. Mas, além dos equipamentos de lazer, o projeto contemplará também as necessidades estruturais do bairro, consideradas obsoletas do ponto de vista ambiental. Com a implantação do parque, o sistema de drenagem dentro dos condomínios será incrementado e terá o dobro da capacidade exigida por lei.
A intenção é que o parque volte a integrar a área de proteção do Programa Urbanístico Ambiental Macambira Anicuns (Puama), que inicialmente fez parte do projeto e, por falta de recursos, havia sido excluída. Para isto, faltam algumas etapas para serem cumpridas, como a aprovação do projeto por parte da Amma e do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (Puama), bem como a aprovação do remanejamento da área pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano Sustentável (Semdus).
Sobre o grupo empreendedor
CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo compõem o grupo empreendedor parceiro da Prefeitura de Goiânia e Ministério Público na implantação do Parque Sebastião Júlio Aguiar. Juntas, as quatro empresas têm mais de 140 anos de história, e já contam com a expertise de terem implantado o primeiro bairro planejado de Goiânia, o Residencial Eldorado, que resultou em grande desenvolvimento para toda a vizinhança.
Via Comunicação Sem Fronteiras