Prepare sua casa contra o clima seco
Espalhar toalhas molhadas e recipientes de água pela casa, usar plantas
purificadoras e beber água com mais frequência, essas são algumas dicas
simples, mas que ajudam a melhorar o ambiente doméstico diante das altas
temperaturas e baixíssima umidade relativa, registradas nestes últimos dias na
capital
Vários dias sem chuva, o tempo seco e o calor castigam Goiás. De acordo com dados do portal Climatempo, em Goiânia, por exemplo, entre os dias 3 e 17 de setembro a temperatura média ficou próxima aos 40º e a umidade relativa do ar entre 11% e 38%, bem abaixo do que é considerado como ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza como adequado ao organismo humano, índices entre 50% e 80%.
O tempo seco e quente exige alguns cuidados essenciais para diminuir o desconforto e melhorar a qualidade do ar nos ambientes da casa. De acordo com a especialista em gestão ambiental, Cinthia Martins, o maior desafio é manter bem umidificados os vários cômodos da residência. "Pode-se usar algumas bacias com águas pela casa, ou toalhas molhadas próximas à cama, principalmente à noite. São coisas simples, mas que podem contribuir bastante para um ambiente mais confortável", orienta.
Ela explica que a importância em se manter a devida umidade nos
ambientes da casa é que com o clima seco há muito mais partículas de poeira
suspensas no ar, o que prejudica a respiração e pode representar a porta de
entrada para muitas doenças como sinusites, rinites alérgicas e até doenças de
pele. "Aqueles mais propensos a problemas respiratórios devem buscar
orientação médica antes de usar qualquer tipo de medicamento, mas como forma de
prevenção é importante beber água várias vezes ao dia e manter as vias aéreas
hidratadas, geralmente pingando soro fisiológico nas narinas", explica a
especialista.
Plantas purificadoras
Outra dica importante dada por Cinthia é o uso de plantas purificadoras em casa, como o clorofito, a aloe vera, samambaia e o lírio da paz. "São espécies que deixam o ambiente mais aconchegante, ajudam a limpar o ar e, ainda, deixam a casa ou o apartamento mais bonito", diz Cinthia. Segundo a gestora ambiental, os aparelhos umidificadores de ar também podem ajudar bastante.
Outra orientação dada pela especialista é lavar a roupas de camas com mais frequência durante esses períodos de tempo seco, para evitar acúmulo de bactérias e ácaros. "Outra dica importante é manter os cômodos da casa sempre bem arejados. Se for possível, deixe portas e janelas abertas, isso é importante para que o ar circule. Porém, o ambiente deve ficar limpo e, para isso, deve ser usado panos úmidos para não espalhar a poeira", detalha Cinthia.