Parque Sebastião Júlio Aguiar é inaugurado região sudoeste de Goiânia, na terça-feira (1º/12)
Entrega da primeira etapa do Parque Sebastião Júlio de Aguiar
Prefeito Íris Rezende inaugurou a primeira etapa da obra do parque Sebastião Júlio de Aguiar, localizado na região sudoeste de Goiânia, na terça-feira (1º/12). Foi entregue uma parte da pista de caminhada e ciclovia, dois espaços de contemplação, academia a céu aberto, playground e iluminação.
Com quase 113 mil m², o parque integra o Projeto Macambira Anicuns, já nasce entre os maiores da capital goiana e beneficiará cerca de 150 mil pessoas que vivem na região. As obras do novo parque são frutos de uma parceria da prefeitura de Goiânia com as empresas CMO Construtora, Dinâmica Engenharia, Engel Engenharia e Tropical Urbanismo e Incorporação, que também está desenvolvendo no bairro do complexo residencial Eldorado Parque.
Sonho antigo dos moradores da região, o parque chegou para dar função social e qualidade de vida, sem prejuízo à preservação ambiental, a uma área verde que, até então, estava abandonado e vinha sendo usada indevidamente como depositário de lixo e ação de marginais. Para se ter um ideia, só no período das obras, foram retirados 400 caminhões de lixo e entulho que estavam jogados no local.
“O grupo empreendedor foi convidado para desenvolver o parque pela prefeitura de Goiânia e do Ministério Público, para que a área deixasse de ser uma espaço abandonado para se tornar um espaço de qualidade de vida para as famílias da região”, diz o incorporador e sócio proprietário da Tropical Urbanismo, Paulo Roberto da Costa.
Ele explica que, com a urbanização do parque, a população passa a interagir com equipamento público e acaba se tornando a principal guardiã do espaço. “Nós, inclusive, estimularemos que uma associação de amigos do parque seja criada com esse objetivo, a exemplo do que vem acontecendo com os demais parques da capital”, disse
O nome do parque é uma homenagem ao ex-deputado Sebastião Júlio de Aguiar, mineiro que chegou a Goiânia nos anos 1950 e deu início à urbanização do Setor Parque Oeste Industrial em 1957, quando foi aprovado o loteamento do bairro. No projeto inicial, já havia a previsão da área do parque municipal, mas em tamanho muito menor.
A família proprietária da área, salienta o empreendedor, teve grande relevância no processo de consolidação do parque, pois doou mais 90 mil metros quadrados de área ao seu tamanho original, colocando-o entre os maiores da capital. “Certamente, ele atrairá moradores de outros bairros por sua singularidade, uma vereda de buritis única que será totalmente preservada”, observa.