Seu Negócio, Seu Vizinho - A Oportunidade Mora Ao Lado
Se você tem bons dotes culinários ou aptidão para trabalhos manuais e acha que pode fazer um dinheiro extra com isso, lembre-se que sua vizinhança pode ser seu grande mercado consumidor. Veja dicas de consultor
Datas
festivas como a Páscoa, que está chegando, sempre trouxeram ótimas
oportunidades para se ganhar uma renda extra, especialmente para quem tem bons
dotes culinários ou aptidão para trabalhos manuais. Mas como e pra quem
oferecer seus serviços e produtos?
Para o consultor empresarial Marcelo Camorim o seu mercado consumidor pode estar, literalmente, ao seu lado. O especialista afirma que os seus vizinhos são sempre potenciais clientes quando se resolve empreender. Nesse sentido, quem mora em condomínios tem grandes oportunidades de fazer um dinheiro extra. “Se você tem algum talento para fazer algum tipo de produto ou serviço e tem tempo sobrando, essas ocasiões como Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Natal sempre trarão boas oportunidades de negócios e seu maior mercado consumidor será seus vizinhos, amigos e colegas de trabalho, ou seja, o seu próprio círculo de relações pessoais”, explica Camorim.
Sobre como oferecer os seus produtos e serviços, o consultor empresarial diz que nos dias de hoje isso não é problema. “As redes sociais, o WhatsApp ou mesmo o tradicional boca a boca são excelentes ferramentas de divulgação e o que é melhor, são praticamente de graça”, afirma Marcelo Camorim.
Comercializando
bolos de pote e outros tipos de doces pelas redes sociais, a microempreendedora
Gessica Santos, 26 anos, já descobriu esse caminho do empreendedorismo indicado
pelo consultor Marcelo Camorim. Há dois ano, a atividade que começou como uma
forma de complementar o salário que recebia como vendedora num shopping de
Goiânia, virou sua principal fonte de renda.
Assim como muitos pequenos empreendedores, ela começou vendendo seus produtos
para seus vizinhos do Residencial De La Flor, condomínio que integra o complexo
habitacional Eldorado Parque. “Fiz alguns cartões de visitas com meus contatos
nas redes sociais e divulguei nas portarias dos condomínios e também num grupo
de vizinhos no Whatsapp, da qual faço parte. Deu resultado e hoje muita gente
aqui na minha vizinhança conhece meu trabalho”, conta Géssica.
Datas
A microempreendedora também usa as datas comemorativas ao longo do ano como
mote para vender seus doces. Agora neste mês de março o tema com a qual ela
está trabalhando não poderia ser outro, a Páscoa.
Pelas
redes sociais ela oferece ovos de chocolate gourmet e recebe suas encomendas.
Géssica trabalha com um mix de opções de cascas para os ovos e recheios. Ela
conta que cada ovo com 500 gramas custa R$ 60,00, caso a pessoa queira um
recheio adicional é acrescido R$ 5,00 ao valor total. “Sempre recebo encomenda
de algum vizinho e também vendo os meus produtos em duas feiras, uma semanal e
outra mensal, que são realizadas aqui onde eu moro no Eldorado Parque”, revela
a empreendedora.
Planejamento
Seja para ter um
ganho extra ou como principal fonte de renda, o consultor empresarial Marcelo
Camorim explica que planejamento é fundamental para que o negócio realmente
renda dinheiro e não prejuízo. “Pesquise preços separe os valores de custos e
lucros. Faça algo organizado para não perder dinheiro e sim ganhar”, orienta o
especialista.
Outra dica de Camorim é estar sempre atento às demandas de cada época e com
isso diversificar os produtos, traçando novas estratégias de vendas. “É preciso sair da caixinha e ir além. Se a ocasião é a
Páscoa, não vamos ficar só nos ovos de chocolate, vamos além e agregar outros
itens como cestas de café da manhã e coelhos de pano ou pelúcia, lembrancinhas.
Se for fazer uma divulgação ouse e vista-se de coelhinho. Por que não?”,
argumenta o consultor.