Motivos para investir em imóveis
Um dos principais é o bom momento para compra, especialmente para o mercado de Goiânia, que mostra uma tendência de valorização contínua e ao mesmo tempo, com um dos valores do m² mais baratos do País, traz um preço altamente competitivo. Taxa de juros mais baixa da história também favorece
Após os últimos anos de turbulência econômica, o mercado imobiliário tem demonstrado indícios de recuperação. De acordo com dados do índice FipeZap, o preço da venda residencial de abril de 2019, no Brasil, apresentou alta acumulada no ano de 0,38%. Goiânia demonstra um cenário ainda melhor, pois, além de apresentar o segundo metro quadrado mais barato do Brasil entre as capitais, com preço médio de R$ 4.300, atrás apenas de Campo Grande (R$ 4.038), foi a única entre as 50 cidades pesquisadas que apresentou valorização acima da inflação, com variação de 5,16% nos últimos 12 meses. De acordo com o índice IPCA/IBGE, a inflação no mesmo período foi de 4,97%.
Os números positivos demonstram uma tendência de valorização crescente dos imóveis em Goiânia. Dois anos após apresentar o pior desempenho de preço médio de venda de imóveis residenciais, analisados os últimos quatro anos, quando chegou a ultrapassar -3% em março de 2017, o comportamento do preço médio de venda na capital alcançou 0,78% em abril de 2019, acumulando uma variação positiva, nos últimos 12 meses, de 5,16%.
Para especialistas imobiliários, os números do Índice FipeZap demonstram uma significativa e contínua valorização dos imóveis na capital goiana, mesmo com a economia se recuperando lentamente. Ao mesmo tempo o baixo valor por m² faz com que a cidade tenha valores de investimentos competitivos no mercado. Esses dois fatores aliados a taxa de juros mais baixa da história do País (6,5%), barateando o financiamento imobiliário, fazem do momento atual um dos mais propícios para compra de um imóvel.
Mas se ainda sim você não está convencido que é um bom momento para comprar seu imóvel, confira a seguir outros seis bons motivos.
Sair do Aluguel
Ter a casa própria está, definitivamente, entre os maiores sonhos dos brasileiros. De acordo com pesquisa da Global Entrepeneurship Monitor, em parceria com o Sebrae, de 2012, ter a casa própria estava entre as principais ambições dos brasileiros (com 48%), atrás apenas de viajar (50%). De acordo com a gerente comercial da Adão Imóveis, Roberta Lisliê Cardoso, cerca de 90% dos clientes optam por comprar no Eldorado Parque para realizar o sonho de ter a casa própria. "São pessoas que buscam sair do aluguel e ter um espaço que seja apenas dela, geralmente famílias e casais", explica.
Diferentes condições de pagamento
A compra do imóvel ficou mais simples nos últimos anos. Entre as principais vantagens são as diferentes formas de pagamento e financiamento da casa ou do apartamento. O poder de negociação dos compradores ficou ainda mais forte, possibilitando o pagamento com entradas variadas e parcelamento do restante do imóvel, a maioria com a possibilidade de financiamento por meio do programa governamental Minha Casa, Minha Vida ou do Sistema Financeiro Habitacional (SFH). "Grupos, como o Eldorado Parque, oferecem mais facilidades ainda como descontos, entrada facilitada e documentação -registro - grátis", explica Cardoso.
Segurança no investimento
Além da facilidade na compra do imóvel, a aquisição é uma das formas de investimento que apresentam maior segurança no País. Isso porque a casa não pode ser levada em um caminhão e não está suscetível à quebra de um banco, por exemplo. A compra do imóvel ainda se mostra mais vantajosa que a aplicação em poupança, um dos tipos de investimentos mais buscados pelos brasileiros. "A poupança, apesar de ser segura, está pouco atrativa. Já aqueles que compram imóveis já esperam a valorização da região", explica o diretor comercial da URBS Bueno, Victor Hugo Gasser.
Valorização do investimento
A valorização de um imóvel é praticamente certa, sendo mais acentuada ou moderada dependendo da região onde está. Isso porque o espaço tende a receber mais investimentos por parte do poder público ou da iniciativa privada. De acordo com Victor Hugo Gasser, imóveis instalados nos bairros Parque Oeste Industrial e Vila Adélia, onde está localizado o Eldorado Parque, deve apresentar valorização real de, no mínimo, 25% com a construção de um novo parque na região ainda neste ano. "O local certamente deve valorizar entre 10% e 30%. Os imóveis que estão instalados na orla do futuro parque já apresentam valorização de quase 100%", ressalta.
Renda com o imóvel
O imóvel também pode ser utilizado para ter uma renda passiva. O investimento em um apartamento pode significar ganhar uma renda mensal por meio de aluguel. A quantidade de pessoas que procuram imóveis para alugar ainda é alta e, caso alguém tenha um imóvel ocioso, pode usá-lo para que passe a gerar renda. Dessa forma, o espaço não ficará deteriorando e o proprietário ainda poderá ganhar dinheiro com o aluguel.
Espaço para diferentes ocasiões
Um imóvel pode ser um investimento interessante também para famílias de cidades no interior ou mesmo para empresas. Um apartamento bem localizado serve como um ponto de apoio para quem precisa estar constantemente numa cidade, e para evitar altos gastos com hospedagem prefere investir num imóvel.
"Pode acontecer, por exemplo, de uma família morar no interior e o filho passar em uma universidade em Goiânia; ou uma empresa que tem uma filial na capital, manter um flat como ponto logístico para colaboradores que precisam vir à cidade com frequência. Para essas situações, investir em um imóvel se torna um grande benefício", explica Cardoso. Da Comunicação Sem Fronteiras, por Luiz Fernando