Construcard: dicas para realizar o sonho da casa própria
O limite de crédito liberado pela Caixa Econômica Federal para o Construcard varia entre R$1.000,00 e R$180.000,00. A taxa de juros do cartão vai de 1,40% a 1,85% ao mês. A CEF entende que se você está fazendo o cartão você vai construir e está gastando, mas se você não usar o cartão no mês seguinte, não paga. Existe uma carência de pagamento que vai de 2 a 6 meses. Se você pegar o seu cartão e não gastar nos 3 primeiros meses, você só começa a pagar o juros no 5º mês, com o juros somado ao valor gasto no mês anterior. A caixa ainda garante que se você pegar 50 mil reais em crédito e não usar o valor todo, o financiamento será recalculado e você pagará apenas o que usou. O Cartão expira em 6 meses, portanto se você tiver o crédito aprovado e liberado mas não usar em 6 meses o cartão perderá a validade e você deverá refazer todo o processo para retirar um novo cartão. Após usar o dinheiro e começar a pagar, o valor financiado pode ser pago em até 96 meses. Para você saber quais estabelecimentos são cadastrados e aceitam o Construcard, acesse o site AceitoConstrucard. No site, os estabelecimentos estão organizados pelo ramo de atividade, estado, cidade e até bairro. Ou seja, muito fácil para você fazer suas compras num estabelecimento perto de você.
Uma das perguntas mais frequentes sobre o Construcard é se ele pode ser usado para pagar mão de obra. Infelizmente não. Para pagar mão de obra a sugestão é você fazer o financiamento chamado de Aporte, onde você dá algum bem que você tem em seu nome como garantia, e pega o dinheiro sem estar ligado ao financiamento imobiliário.Outra dica é fazer a reforma o mais rápido possível, pois cada mês de obra os juros vão somando ao valor financiado;
Se você desejar, acesse o site da Caixa e faça uma simulação de financiamento online. Para fazer seu cartão, vá até uma agência da Caixa Econômica federal e converse com um gerente.
Fonte: Blog Viva Real